Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Hiratuka analisa parceria entre Brasil e China: “oportunidade que poucos países têm”

Rádio Metropole

Hiratuka analisa parceria entre Brasil e China: “oportunidade que poucos países têm”

Durante o programa Três Pontos, nesta quinta-feira (24), economista Célio Hiratuka apontou a parceria Brasil e China como uma “rara oportunidade”

Hiratuka analisa parceria entre Brasil e China: “oportunidade que poucos países têm”

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 24 de abril de 2025 às 12:31

O Brasil possui uma oportunidade rara de aprofundar sua relação com a China em meio à crescente dissociação entre EUA e o gigante asiático. A declaração foi feita pelo economista Célio Hiratuka, diretor do Instituto de Economia da Unicamp, durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (24). Para ele, essa conjuntura pode representar uma alavanca para a reinserção produtiva e tecnológica do país, desde que haja clareza estratégica por parte do Estado brasileiro.

“É uma oportunidade que poucos países têm. O Brasil tem mecanismos de interlocução que outros países não têm, como o BRICS, e a COSBAN, uma comissão de alto nível entre vice-presidências. Mas para isso tem que ter uma estratégia muito clara do que se quer com a China”, apontou.

Segundo Hiratuka, embora a relação entre os dois países já tenha gerado expressivo fluxo comercial e investimentos nas últimas décadas, ela ainda se baseia majoritariamente na exportação de commodities. O desafio, segundo ele, está em diversificar essa pauta e aproveitar o interesse chinês em setores de alta tecnologia para promover a reindustrialização nacional.

“Se você negociar bem, é possível transformar o interesse chinês em soberania alimentar, mineral e energética em investimentos produtivos que tragam empregos qualificados, inovação tecnológica e descarbonização da indústria brasileira”, concluiu Célio Hiratuka.

Confira o programa completo: