Rádio Metropole
Aos Fatos: Três Pontos comenta fraude bilionária no INSS e Motoboys criticam reajuste do iFood

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Brasil perde oportunidades de crescimento por culpa da elite, diz Janio de Freitas
Janio de Freitas apontou, durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (24), que há uma resistência histórica ao progresso transforma potenciais avanços em estagnação
Foto: Reprodução/YouTube
O Brasil segue desperdiçando oportunidades estratégicas de cooperação com diversos países por culpa de uma elite conservadora que teme qualquer avanço social ou econômico que possa ameaçar seus privilégios, afirmou o jornalista Janio de Freitas durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (24). Segundo ele, essa resistência histórica ao progresso transforma potenciais avanços em estagnação, empurrando o país para uma posição cada vez mais periférica no cenário internacional.
“A elite brasileira, que eu detesto chamar de elite mas não há outro jeito, vê comunismo em cada dobra de esquina. Reagem a qualquer mudança com medo de perder sua riqueza, suas ideias, suas intenções”, disse Freitas.
Para ele, a aversão da elite ao risco e à inovação molda decisões políticas e econômicas há décadas, priorizando investimentos financeiros improdutivos e o rentismo em detrimento de uma estratégia de desenvolvimento. Esse comportamento impede o Brasil de construir uma relação produtiva com parceiros como a China, mesmo quando o cenário internacional é propício a isso.
“Ainda que avancemos em alguma coisa concreta, o avanço externo é tão maior que o nosso se perde em significâncias. Continuamos exportando soja e milho, enquanto o mundo inova e cresce. O Brasil, mais uma vez, fica para trás”, concluiu o jornalista Janio de Freitas.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.