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Agência do primo de ACM Neto ganha contrato de R$ 31 milhões com a prefeitura de Salvador
Agência Bença pertence a Flávio Maron, parente do ex-prefeito, e foi escolhida pela gestão Bruno Reis para prestar serviços de comunicação em mídia digital e eletrônica durante os próximos 12 meses
Foto: Danilo Puridade/Metropress
Uma empresa que pertence ao primo do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) abocanhou um contrato de aproximadamente R$ 31 milhões relativo à prestação de serviços de comunicação digital e de mídia eletrônica para a prefeitura da capital com validade de 12 meses. Trata-se da Agência Bença Comunicação e Marketing, que tem como único dono, segundo dados da Receita Federal, o empresário Flávio Costa Maron, parente da ex-primeira-dama do estado Arlette Maron de Magalhães, avó de Neto e esposa do ex-senador ACM, ambos já falecidos. O negócio foi fechado sexta-feira passada (7) e publicado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) na edição do final de semana do Diário Oficial do Município.
Além da conta
Além dos laços familiares com o padrinho político do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do alto valor, o contrato com a Agência Bença atraiu a atenção do mercado publicitário por ser 31 vezes maior que o valor destinado no orçamento do município deste ano para ações de fortalecimento da comunicação da prefeitura da capital em mídia digital e eletrônica, fixado inicialmente em apenas R$ 1 milhão, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2005, aprovada no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores.
Marcação cerrada
A discrepância de valores levou a líder da bancada do PT na Câmara, a vereadora Marta Rodrigues, a encaminhar ofício à Secom no qual cobra explicações, com base na Lei de Acesso à Informação, sobre o contrato milionário com a empresa do primo de ACM Neto. No documento, a parlamentar indagou o órgão acerca da origem da suplementação ou anulação de crédito em favor da Agência Bença, bem como se houve remanejamento de recursos de outras fontes do Tesouro Municipal para bancar os custos com o contrato.
Vale o quanto pesa
O negócio entre o Palácio Thomé de Souza e a empresa de Flávio Maron chama a atenção também quando se compara o valor dos serviços de comunicação digital em 2025 com o montante reservado na LOA para áreas importantes da administração municipal. Para se ter ideia, o montante que será repassado à Agência Bença é ligeiramente inferior ao orçamento fiscal previsto este ano para gestão ambiental (R$ 37,7 milhões) e saneamento básico (R$ 34,1 milhões) e supera as cifras destinadas à iniciativas do Poder Público na indústria (R$ 29,5 milhões), desporto e lazer (R$ 28,7 milhões) e agricultura (R$ 600 mil).
Mínimo denominador comum
No mesmo diapasão, o contrato com a Agência Bença é cerca de quatro vezes maior que a soma a ser repassada para custear o leque de ações sob o guarda-chuva da Secretaria Municipal de Reparação em 2025, estimada em R$ 8,8 milhões. Representa ainda quase um terço de todo o orçamento para as áreas de cultura (R$ 127,7 milhões) e segurança (R$133,8 milhões) e mais da metade dos valores destinados este ano a políticas no segmentos de direitos da cidadania (R$ 57,2 milhões) e trabalho (R$ 53,7 milhões).
Bênção em família
Vale lembrar também que Flávio Maron não é único integrante da família de ACM Neto beneficiado com uma fatia do bolo referente à comunicação da prefeitura. Uma das agências que dividem a conta de publicidade do Thomé de Souza desde a primeira gestão de Neto (2013-2016), a Bahia Comunicação, pertence ao empresário Paulo Vianna, irmão de Rosário Magalhães, mãe do ex-prefeito.
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