Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 06 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Na Linha reestreia após 15 anos de temporadas de sucesso e grandes nomes do cenário nacional

Jornal Metropole

Na Linha reestreia após 15 anos de temporadas de sucesso e grandes nomes do cenário nacional

Programa de entrevista com Mário Kertész estreou em 2007 e neste mês de agosto voltou à programação da Metropole

Na Linha reestreia após 15 anos de temporadas de sucesso e grandes nomes do cenário nacional

Foto: Metropress

Por: Duda Matos no dia 03 de outubro de 2024 às 00:43

Atualizado: no dia 03 de outubro de 2024 às 09:26

Reportagem publicada originalmente no Jornal Metropole em 3 de outubro de 2024

Andar na linha nem combina muito com o desinibido de ser da Metropole. Aqui na radinha, desde 2007, Na Linha tem outro significado. No lugar de seguir as regras e ficar dentro de uma caixa, quer dizer um bate-papo descontraído, mas profundo com Mário Kertész.

Na época, a expressão ainda tinha outro significado. Era estar em ligação telefônica com alguém. Hoje, no mundo das videochamadas e mensagens de texto, caiu em desuso. Mas, em 2007, justificava a escolha do nome do programa, já que as entrevistas, com personalidades nacionais, eram feitas por telefone. O trocadilho conectou diversos nomes de todas as áreas possíveis. Cantores, políticos, cientistas, religiosos, jornalistas e mais, através de ligações. Só entre os governadores baianos foram, ao menos, três: Antonio Carlos Magalhães (ACM), Paulo Souto e Waldir Pires. No jornalismo e na escrita, nomes como Juca Kfouri, João Ubaldo, Fernando Gabeira e o chará Fernando Moraes. Na política, Paulo Maluf, José Dirceu e Eduardo Suplicy. Nas artes, Tom Zé, Ingrid Guimarães, Ivete Sangalo, o maestro José Carlos Martins e a cantora e atriz Bibi Ferreira.

Elencar alguns é sempre assumir o risco da injustiça. Mas essa última entrevista talvez tenha sido uma das mais especiais. Referência no teatro, com mais de 75 anos de carreira, Bibi faleceu em 2019, aos 96 anos. Dez anos antes, sua entrevista por aqui marcava a memória dos ouvintes fiéis. Como grande admirador, Mário Kertész conduziu a conversa em que a artista relembrava sua primeira ‘estreia’ nos palcos de um teatro. “Apesar de parecer mentira, comecei a minha carreira com três semanas de nascida”, contou Bibi aos risos.

Momentos como este levaram o programa ao sucesso durante 15 anos. Sucesso que pode ser relembrado no Spotify do Na Linha, com todos os episódios antigos. Mas é possível também curtir o Na Linha agora em um versão atualizada, sem a separação da linha telefônica. Na nova temporada, que estreou em setembro, MK recebe os convidados cara a cara, direto dos estúdios da Metropole. Nesse pouco tempo, já passaram por aqui as jornalistas Anna Virgínia Ballousier e Juliana Dal Piva, a apresentadora Rita Batista, o publicitário Fernando Passos e o trio formado pelo sociólogo Roberto Pinho e os arquitetos José Fernando Minho e Marcelo Ferraz. Esses e outros que ainda estão por vir nesta nova temporada - como Ciro Gomes, Marco Antonio Villa, Jessé Souza, Xico Sá e Cristina Serra - também podem ser acompanhados pelo Youtube do Metro1.