Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

A Morte em Si: Psicanalista Marcelo Veras lança livro para refletir tramas que percorrem a morte e o suicídio

Jornal Metropole

A Morte em Si: Psicanalista Marcelo Veras lança livro para refletir tramas que percorrem a morte e o suicídio

O lançamento acontecerá no dia 26 se setembro, às 19h, na livraria LDM do Shopping Bela Vista, em Salvador

A Morte em Si: Psicanalista Marcelo Veras lança livro para refletir tramas que percorrem a morte e o suicídio

Foto: Divulgação

Por: Laisa Gama no dia 14 de setembro de 2023 às 10:48

Atualizado: no dia 14 de setembro de 2023 às 10:53

Reportagem publicada originalmente no Jornal Metropole em 07 de agosto de 2023

Falar sobre a morte nem sempre é fácil. Encontrar as palavras para tratar do assunto, quase sempre, se torna um grande desafio. Para Marcelo Veras, psicanalista e psiquiatra, foram dez anos a pensar antes que seu mais novo livro, “A morte de si”, viesse finalmente a público. E para poder escrever sobre o suicídio, tema central da escrita, sua longa trajetória na escuta de pacientes se tornou imprescindível.

O tema é mais presente do que possamos imaginar. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram 16.262 registros de casos, com uma média de 44 por dia. Os números representam um aumento de 11,8% se comparado com o ano anterior, 2021.E mesmo lidando cotidianamente com as profundidade da mente humana, Veras reconhece que “o suicídio é um tema complexo demais e, às vezes, só palpável em pequeninos detalhes”.

Em “A morte de si”, que será lançado em Salvador no próximo dia 26 de setembro, às 19h, na livraria LDM do Shopping Bela Vista, Marcelo Veras vai além do ponto de vista do especialista. Ele amplia o debate da temática e se aproxima do público. Passa, claro, pela teoria e clínica psicanalítica, mas também atravessa o cinema, a filosofia e a literatura.

Além de suas vivências e as experiências no campo profissional, o autor também teve como apoio na produção a escrita de outros pensadores, como Ana Cristina César, Virginia Woolf e Stefan Zweig. Com sete capítulos, Marcelo Veras faz uma caminhada desde o que está por trás do pensar em permanecer ou desistir de sua existência como também da solidão gerada por uma vida hiperconectada.

A mensagem que visa passar é a busca por um modo de continuar a “apostar na vida”. Segundo ele, “viver é uma aposta, mas nunca sabemos ao certo contra quem ou o que apostamos.” Com uma longa trajetória na psicanálise, Marcelo é psiquiatra coordenador do Programa de Saúde Mental e Bem-estar da Universidade Federal da Bahia, o Psiu.

Em julho, o psiquiatra também esteve na Rádio Metropole para comentar um pouco sobre o sentido da vida. Para ele, “o sentido da vida é o desejo. Hoje, a gente não tem tempo de desejar, somos consumidos pelo excesso”.