Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Milei muda o tom e agradece a Xi Jinping por carta parabenizando eleição argentina
Internacional
Milei muda o tom e agradece a Xi Jinping por carta parabenizando eleição argentina
Durante campanha, Milei disse que não iria dialogar ou fazer negócios com a China
Foto: Getty Imagens
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, agradeceu ao líder chinês, Xi Jinping, por uma carta que o parabenizou pela vitória no domingo (19).
"Envio a ele [Xi Jinping] meus mais sinceros votos de bem-estar para o povo chinês", escreveu. O posicionamento aconteceu através de uma publicação no X - antigo Twitter.
A postura de Milei demonstra mudança de tom, já que durante a campanha o ultradireitista sugeriu que não iria dialogar ou fazer negócios com a China. O país asiático é o segundo maior parceiro comercial da Argentina, depois do Brasil.
Além de Xi Jinping, Milei também já agradeceu a mensagens do papa Francisco, dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da França, Emmanuel Macron, entre outros, que foram alvos de ataques em sua campanha.
Recuo com Lula
Na última quarta-feira (22), o mais novo líder argentino também deixou de lado o discurso de campanha contra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e disse que, se o petista quiser comparecer à sua posse, "será bem recebido".
Durante a campanha, Milei fez ataques a Lula, chamando-o de “corrupto”, “ladrão” e “comunista”, além das promessas de retirar a Argentina do Mercosul.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.