Internacional
Internacional
"Triste pela perda de vidas", diz Papa sobre incêndios em Los Angeles
Pontífice expressou sua proximidade espiritual com as vítimas
Foto: Reprodução/ Vatican Media
O Papa Francisco demonstrou, neste sábado (11), profunda tristeza diante da devastação causada pelos incêndios florestais que atingem a Califórnia. Em um telegrama enviado ao arcebispo de Los Angeles, o pontífice manifestou solidariedade às vítimas.
"Triste pela perda de vidas e pela destruição generalizada", escreveu o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, transmitindo a mensagem do Papa, que destacou sua "proximidade espiritual" com os afetados. Desde a última terça-feira (7), os bombeiros de Los Angeles lutam para conter as chamas que se espalham rapidamente pelo sul da Califórnia.
Três fatores contribuem para a intensidade e a velocidade do fogo: os fortes ventos de Santa Ana, a vegetação seca e a falta de chuvas. Entre eles, os ventos, que alcançam rajadas de até 120 km/h, têm sido mais fortes do que o habitual, dificultando ainda mais o trabalho das equipes.
O estado enfrenta uma sequência cada vez mais severa de incêndios florestais. Desde 1991, os 10 incêndios mais destrutivos da Califórnia foram registrados, e os recentes têm se espalhado quase quatro vezes mais rápido do que há duas décadas, conforme revelou um estudo publicado na revista Science. Os ventos desta semana são os mais fortes em dez anos, chegando a até 160 km/h.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.