Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

STF julga regras de investigação de acidentes aéreos

Brasil

STF julga regras de investigação de acidentes aéreos

Debate ocorre dias após queda de avião em Vinhedo

STF julga regras de investigação de acidentes aéreos

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Por: Metro1 no dia 12 de agosto de 2024 às 14:25

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quarta-feira (14) uma ação que questiona regras das investigações de acidentes aéreos. O caso foi colocado como primeiro item da pauta da sessão plenária após queda do avião da Voepass, que matou 62 pessoas.

O processo contesta as restrições estabelecidas em lei para a polícia e o Ministério Público acessarem os destroços de aeronaves e a limitação ao uso como prova na Justiça dos dados de apurações de acidentes. A ação foi apresentada pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot, em 2017, e questiona trechos do Código Brasileiro de Aeronáutica que foram alterados por lei em 2014. 

Segundo a PGR, os trechos questionados da lei violam diversos direitos, como o da ampla defesa, além de restringir indevidamente as funções dos órgãos de Justiça. “Trata-se de dados que dizem respeito a pessoas atingidas por acidentes e incidentes aéreos, a seus familiares e às funções institucionais desses órgãos. A proibição legal de acesso suprime o direito de defesa garantido constitucionalmente”, afirmou Janot na ação.

Para Janot, ao impor que as conclusões da investigação, em regra, não serão usados como prova em processos na Justiça, a lei impossibilita o acesso de órgãos e pessoas a informações que são de seu “legítimo interesse”, como o Ministério Público e a polícia criminal, além das vítimas e seus familiares.