Brasil
Marinha confirma 12ª morte em desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins
Acidente ocorreu no dia 22 de dezembro; cinco pessoas seguem desaparecidas
Foto: Divulgação
A Marinha do Brasil confirmou a 12ª morte relacionada ao desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga os estados do Maranhão e Tocantins. O acidente ocorreu no dia 22 de dezembro, quando o vão central da ponte cedeu, derrubando pelo menos 10 veículos no Rio Tocantins. Além das mortes, cinco pessoas seguem desaparecidas, e equipes de busca estão utilizando mergulhadores e equipamentos de reflutuação para localizar vítimas e veículos submersos.
O desabamento envolveu veículos que transportavam substâncias perigosas, como agrotóxicos e ácido sulfúrico, mas, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), não houve vazamento desses materiais. A Polícia Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) abriram investigações para apurar responsabilidades pelo acidente. A ponte, inaugurada em 1961, já apresentava limitações para o atual fluxo de veículos, segundo o Ministério dos Transportes.
Para a reconstrução da estrutura, o Ministério dos Transportes contratou em caráter emergencial um consórcio para realizar as obras, estimadas em R$ 171,9 milhões. O prazo para conclusão é até dezembro de 2025. A obra será executada pelo consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.