Uma casta que continua a agir nos bastidores
O Tribunal Militar vale quando ele julga em favor do que ele quer e não vale quando julga contra o que ele considera que foi um processo espúrio
Foto: Reprodução
A prisão do ex-ministro Walter Braga Netto, um dos dezenove generais do mais alto nível da hierarquia do Exército, gerou reações controversas dentro do próprio Exército. Uma delas foi a do General Maynard Santa Rosa, ex- -secretário de Assuntos Estratégicos no governo Bolsonaro. Em entrevista a um canal ligado a outros nomes Forças Armadas, ele não só criticou a prisão, como defendeu o golpe militar de 1964, como “uma intervenção obrigatória após conflito entre as forças políticas”, e reduziu as investigações sobre a tentativa de golpe como uma manobra para neutralizar Bolsonaro nas eleições de 2026. As declarações de Santa Rosa e a conduta dos militares foram comentadas pelo jornalista Bob Fernandes no programa Três Pontos.
Só nesse dia, essa entrevista foi visualizada por 170 mil pessoas, basicamente militares. É isso que eles estão conversando o tempo todo entre eles, só que olha a quantidade de ilegalidades que tem nisso. A Lei 6.880 proíbe ou diz que fere a ética militar você usar sua designação para fazer política em canal ou publicamente e proíbe que você faça negócio com isso.
O coronel que também participa do programa pede doações durante a transmissão. Isso é contra a ética militar, contra constituição, contra a Lei 6.880. Sem contar a quantidade de barbaridade que o cara fala.
O Tribunal Militar vale quando ele julga em favor do que ele quer e não vale quando julga contra o que ele considera que foi um processo espúrio. A tosquidão disso tudo mostra o que é essa gente. E eles estão operando nos bastidores, não estão parados, as pessoas estão assistindo e discutindo. E isso é parte de um outro braço dessa crise.
Basta uma busca nas redes sociais para ver como eles usam irregularmente as suas patentes na internet. Está na lei que não pode usar designação militar, mas eles estão usando até no Congresso e não acontece nada. Então quando tem esse discurso de "o militar bom salvou do golpe”, isso é uma farsa. Está todo mundo nesse pacote. Esperaram para ver no que ia dar, não deu, vão punir três ou quatro. E estão reclamando disso abertamente na internet, pregando um golpe. É uma casta que joga junto àquele 1% da população brasileira, que é a elite financeira.
* A análise foi feita pelo jornalista no programa Três Pontos, da Rádio Metropole, transmitido ao meio-dia às quintas-feiras
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.