Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Artigos

/

PEC 6x1 só precisa de 171

PEC 6x1 só precisa de 171

O paradoxo é que, em princípio, o viral já aumentou a jornada dos parlamentares — que todo mundo sabe não serem muito afeitos ao batente

PEC 6x1 só precisa de 171

Foto: Reprodução

Por: James Martins no dia 14 de novembro de 2024 às 00:16

A pauta da semana é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erica Hilton, do Psol, que pretende reduzir a escala de trabalho de 6x1 para 4 dias semanais e de 44 para 36 horas no mesmo período. Bafafá nas redes. Aliás, atualmente só o que cai na rede é peixe. Tabata Amaral, em postagem no Insta, confessou que só passou a estudar o projeto (que está em discussão na câmara desde maio) esses dias, desde que ele viralizou. E até Nikolas Ferreira, o mais votado do país, queridinho dos tiozões do zap, precisou de um vídeo de 15 minutos tentando justificar sua não adesão à proposta. Pelo visto, o negócio vai dar trabalho: pra passar ou pra não passar. O paradoxo é que, em princípio, o viral já aumentou a jornada dos parlamentares — que todo mundo sabe não serem muito afeitos ao batente.

Para passar, a PEC precisa do apoio de 171 deputados. 171? Piada pronta. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes classificou a proposta de "estapafúrdia". O que eles não parecem ver é que, com essa folguinha a mais, o trabalhador vai poder passar mais tempo nos bares e restaurantes, como clientes, e seus lucros aumentarão. O problema é só se o salário vai dar pra pagar a conta. Aliás, por falar em direito adquirido, o menino de 11 anos que vende amendoim, o de 7 que vende empada doce e o de 9 que vende maconha no meu bairro estão comemorando a possível redução da jornada. Apesar de não ter ficado claro se a nova medida será aplicada também ao trabalho que já é ilegal mas que, sem alternativa, pessoas reais são obrigadas a exercer.

Por princípio, sou a favor de que se trabalhe menos. Como disse Lord Keynes: "Os infatigáveis e obcecados fazedores de dinheiro podem nos levar consigo até o colo da abundância econômica. Mas aqueles povos que mantêm viva e cultivam a uma perfeição mais plena a arte da vida, e não se vendem pelos meios de vida, é que serão capazes de gozar a abundância quando ela chegar". O problema é que estamos muito, muito longe da abundância. Fiquei curioso agora: qual será a opinião de Anitta? 

Artigos Relacionados