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Janio de Freitas: Entre falta de informação e propaganda enganosa, o voto sujeita-se a objetivos que não são do votante

Janio de Freitas: Entre falta de informação e propaganda enganosa, o voto sujeita-se a objetivos que não são do votante

Este é um artigo escrito pelo jornalista Janio de Freitas para o portal Poder360

Janio de Freitas: Entre falta de informação e propaganda enganosa, o voto sujeita-se a objetivos que não são do votante

Foto: Metropress/Danilo Puridade

Por: metro1 no dia 26 de outubro de 2024 às 07:30

A frase é bonita. Cármen Lúcia, a ministra do Supremo, tem gosto por falas e escritas depuradas: “O voto é a benção da democracia”. Com franqueza, não estou confiante na afirmação, que aprecio como expressão.

Há muito tempo, penso na vulnerabilidade do voto. Tal como é utilizado em nossas hipotéticas democracias, em grande maioria é inseminado por artifícios que tolhem a liberdade de escolhê-lo conscientemente. Entre a falta de informação, a propaganda enganosa e os interesses manipuladores, o voto sujeita-se a representar objetivos que não são os do votante.

Assim se dão as votações em que a maioria das classes sacrificadas determina a eleição de Bolsonaros, Mileis e Trumps. O subproduto que, de sua passagem pelo poder, não deixa sequer migalhas de redução da desigualdade econômica e social. E, com os mesmos motivos, todos continuam apoiados pela coletividade manipulada.

Em muitas ocasiões, o voto teve a qualidade que a ministra lhe reconheceu, ou algo parecido. Em outras tantas, ou mais, é a desgraça da democracia e dos que nela põem os seus sonhos. Não é o suficiente para que os poderes, em algum ponto do mundo, estejam à busca de processos que deem mais autenticidade ao voto. Da qual depende a legitimidade do poder –reconhecível só em muito poucos países.

NO TETO

Na eleição sui-generis da capital paulista, entre os fatores mais determinantes está o teto, esse muro horizontal que nos protege das intempéries e de vizinhos inconvenientes acima e abaixo.

O jornalista Bob Fernandes expôs, no programa digital “Três Pontos” de 5ª feira (24.out.2024), números assombrosos do problema de moradia na mais rica e maior cidade do país. São mais de 500 mil imóveis desocupados, por exemplo.

A dedicação de Guilherme Boulos ao movimento dos sem-teto foi a principal acusação que lhe fizeram o adversário Ricardo Nunes e adversários em geral. Chamaram-no de “O Invasor”. Boulos conseguiu moradia para 15.000 famílias.

A principal meta de Ricardo Nunes é aplicar o Plano Diretor da Cidade de São Paulo, que lançou há meses. Como comentei então, é uma alucinação imobiliária, de prédios imensos preenchendo os espaços vazios e áreas de demolição, em especial no centro. E a criação de um terremoto artificial, em parte da cidade, para novas redes de água, esgoto e gás, dos muitos milhares de tetos dos novos espinhaços.

A maior massa de apoio financeiro para a candidatura de Ricardo Nunes, para garanti-lo no 2º turno, saiu do setor imobiliário.

Artigo assinado pelo jornalista Janio de Freitas para o portal Poder360 na útima sexta-feira (25)