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Investigada pela CPI da Covid, Prevent Senior está entre as operadoras com mais processos na ANS 

Saúde

Investigada pela CPI da Covid, Prevent Senior está entre as operadoras com mais processos na ANS 

Reclamações fizeram a empresa saltar da 47.ª posição para a sétima em índice de procedimentos abertos

Investigada pela CPI da Covid, Prevent Senior está entre as operadoras com mais processos na ANS 

Foto: Divulgação/Prevent Senior

Por: Metro1 no dia 26 de setembro de 2021 às 13:20


Investigada pela CPI da Covid, a Prevent Senior está entre as operadoras de grande porte que mais tiveram apurações administrativas abertos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, ao mesmo tempo em que viu crescer de 510 mil para 542,5 mil seu número de clientes este ano, a empresa paulista apresentou piora no índice de reclamações e de processos.

Na última semana, a ANS abriu mais dois procedimentos após denúncias apresentadas na CPI da Covid-19 de que pacientes do plano de saúde foram submetidos a experiências com o "kit covid" - feito com medicamentos ineficazes contra a doença - sem conhecimento de familiares. Médicos disseram que o estudo foi fraudado, para induzir à ideia de que o tratamento, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), funciona. A empresa nega as acusações.

Dados do mês de julho mostram que a Prevent Senior subiu quatro degraus em relação ao mês anterior no número geral de reclamações, saindo da 33.ª posição para a 29.ª. No mesmo período, essas reclamações fizeram a operadora saltar da 47.ª posição para a sétima em índice de processos abertos pela ANS.

Em julho — os dados da ANS são publicados trimestralmente —, a agência recebeu um total de 150 reclamações de clientes da operadora. Desse total, 137 envolviam questões sobre cobertura dos planos, sete tratavam do regulamento, cinco questionavam reajuste de mensalidade e um era contra a operadora.

Segundo a agência, reclamações de clientes registradas nos canais de atendimento são tratadas pela intermediação de conflitos, que resolve 90% das queixas dos consumidores. São os 10% restantes que originam a abertura de procedimentos administrativos, que podem resultar em multas às operadoras. Dados da ANS apontam que, entre 2019, último ano antes da pandemia, e meados de 2021, a Prevent Senior foi multada 38 vezes. Somados, os valores das sanções chegam a R$ 3,15 milhões.