Rádio Metropole
Aos Fatos: Presidente do INSS é afastado após operação da PF e Velório do Papa Francisco reúne multidão no Vaticano

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Neonergia Coelba esclarece dúvidas de ouvintes sobre fornecimento de energia na Bahia
Fiação subterrânea, tarifas social, variação nas contas e outras dúvidas foram esclarecidas pelos representantes da concessionária
Foto: Metropress/Filipe Luiz
Quando o assunto é serviço básico, como no caso do fornecimento de energia elétrica, as dúvidas chegam a todos. Por isso, nesta quarta-eira (23), a Rádio Metropole recebeu representantes da Neonergia Coelba, concessionária de energia elétrica na Bahia, para responder aos questionamentos dos ouvintes.
A concessionária foi representada por Adriana Teodorio e Felipe Costa, respectivamente gerentes de Relacionamento e de Operações da Coelba.
Cerca de 1,2 milhão de baianos podem ter direito à tarifa social que garante até 65% de desconto na conta de energia. Quem tem esse direito?
A tarifa social dá até 65% de desconto na tarifa em imóveis residenciais. Todo cliente que tem o número NIS (Número de Inscrição Social)ativo pode fazer parte deste programa. A Neoenergia Coelba também faz o cadastro proativo, no ano passado nós fizemos 100 mil cadastros proativos. Temos um convênio com o governo que cede os dados e a gente faz o cadastro dando desconto automaticamente, mesmo que ele não solicite. Mas tem clientes que não é o titular na fatura de energia, mas tem o cadastro social ativo, então ele precisa procurar a Neoenergia para fazer o seu cadastramento, pelo whatsApp (71 3706350), por nossa central de atendimento número 116 ou em uma de nossas lojas de atendimento. Precisa levar o Número de Inscrição Social, documentos oficiais, identidade e uma conta de energia. A gente faz o cadastramento e no mês seguinte ele passa a ser beneficiado com até 65% de desconto.
Com os emaranhados de cabos e fios nos postes, como são resolvidos problemas nessas estruturas?
Na maioria das vezes, esse emaranhado de fios nos postes são das empresas de telefonia. A gente tem um trabalho permanente só para organizar o que a gente chama de uso mútuo, que é justamente esse maior número de fios que são passados pelas operadoras, a maioria delas irregulares. Estima que cerca de 90% das operadoras de telefonia no estado são irregulares e isso traz uma série de transtornos também para a Neoenergia Coelba. Em em 2004, a gente retirou da rede mais de 450 toneladas de cabos irregulares. Esse ano já são mais de 200 toneladas que a gente retirou em todo estado. Ocorre que muitas vezes eles voltam a lançar de novo e é um trabalho que a gente tem que ficar muito disciplinado e recorrente, porque realmente é difícil combater.
Como funciona o uso dos postes por essas empresas de telefonia e internet?
Os postes sim, na sua maioria, são de propriedade da Neoenergia Coelba e as empresas regulares devem possuir um alvará que tem autorização para lançamento de fios. Esse alvará é emitido pelas prefeituras. Ocorre que existe uma série de regras técnicas que nem sempre são obedecidas, principalmente para os operadores que não são regulares. E aí elas lançam de qualquer maneira, instalam equipamentos que não têm uma qualidade técnica adequada, isso ocasiona incêndios e, muitas vezes, interrupção de energia também.
O que são esses fios que ficam soltos e qual deve ser nossa conduta quando se deparar com algum caído na rua?
O primeiro comportamento é não se aproximar e, de imediato, entrar em contato com a Neoenergia Coelba, mesmo que a pessoa não tenha certeza se é um fio de telefonia ou não. Normalmente são os fios de telefonia que estão abaixo da nossa rede, mas tem que avaliar cada situação.
No ano passado, houve um recorde de ligações clandestinas de energia na Bahia, o total poderia abastecer 4 milhões de residências por um mês. Quais os prejuízos dessas ligações?
Esse é um tema bastante importante para abordar, porque a ligação clandestina, além de ser crime previsto no Código Penal Brasileiro, traz uma série de perturbações para o sistema. O sistema de distribuição de energia é dimensionado para uma carga conhecida pela distribuidora. Uma vez que você tem uma carga que entrou à revelia no sistema, pode entrar em sobrecarga e trazer uma série de perturbações para os clientes que estão regulares naquela região. Por isso que a gente faz um apelo para que denunciem, ajudem a combater o furto de energia para a gente trazer mais qualidade para a região.
Sobre a diferença nos valores da conta de um mês para outro, o que acontece?
É importante avaliar cada caso. Mas, de modo geral, o hábito de consumo das pessoas varia, principalmente de acordo com a temperatura. Quando chega o período da chuva, por exemplo, as pessoas passam a utilizar mais o chuveiro elétrico, fica mais em casa, assiste mais TV, por exemplo. Então os hábitos vão mudando e com isso o valor final da fatura também se altera.
É importante também que as pessoas tenham atenção à qualidade da instalação elétrica, se ela estiver em baixas condições técnicas, também pode ocasionar um maior consumo de energia.
Existe algum plano para que o valor da energia reduza na Bahia e chegue a parâmetros mais próximos ao de outros estados?
A tarifa de energia é definida pela agência reguladora, que é a Aneel. Todas as distribuidoras seguem o que ela determina, então a gente não tem gestão direta sobre o valor final dessa tarifa. A tarifa é definida para cada distribuidora de cada estado, então certamente São Paulo tem uma tarifa e a neoenergia bahia tem outra, por isso a diferença entre os valores.
Por que não substituir a fiação aérea pela fiação subterrânea?
A fiação subterrânea é uma solução geralmente mais robusta, mas ela tem uma complexidade técnica muito grande e não é qualquer lugar que a gente consegue instalar. Porque tem que ter espaço para galerias, tem toda uma infraestrutura que tem que fazer subterrânea para fazer esse lançamento de cabo.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.