Rádio Metropole
Aos Fatos: Presidente do INSS é afastado após operação da PF e Velório do Papa Francisco reúne multidão no Vaticano

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Guarda Municipal de Salvador oferece curso gratuito de defesa pessoal para mulheres
No Jornal da Cidade, nesta quarta-feira (23), representantes da pasta explicaram como o projeto, que iniciou em 2017, funciona na prática
Foto: Jeffersson Peixoto/ Secom
Durante o Jornal da Cidade, nesta quarta-feira (23), o coordenador de prevenção, James Azevedo, e a agente, Alessandra Dias, da Guarda Municipal de Salvador, explicaram como funciona o curso de defesa pessoal, que capacita mulheres para prevenção de situações de violência. O projeto iniciou em 2017 e já contabilizou mais de 600 turmas no período.
James Azevedo compartilhou que a defesa pessoal não se trata apenas contra a defesa física. “O intuito é fazer com que a mulher se empodere, que ela possa fazer uma defesa quando ela se sentir ameaçada, principalmente da violência física e que ela possa sair desse local”, afirmou. De acordo com o coordenador, as aulas incluem teorias e práticas, para que as mulheres saibam como agir em relação ao Estado, para buscar defesa contra violência.
Segundo Alessandra Dias, uma das partes essenciais do curso é ensinar como identificar a violência sofrida que acontecem de formas distintas. “A violência começa desde dos pequenos xingamentos, que é a violência moral, quando jogam nosso celular no chão, a violência patrimonial. É muito difícil a gente ter uma turma em que, depois desse letramento, alguma uma mulher não se reconheça dentro desse ciclo de violência", completou.
A Prefeitura de Salvador, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), promove o Curso de Defesa
Pessoal para Mulheres, voltado para participantes com 18 anos ou mais. As inscrições podem ser realizadas através do telefone (71) 99911-7754 ou de forma presencial na sede da GCM, na Avenida San Martin (ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães).
Até o final de abril, a GCM ainda deve realizar workshops itinerantes de Defesa Pessoal em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Assembleia Legislativa (Alba), além de eventos na loja Ferreira Costa e no Shopping Bela Vista, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Confira a entrevista completa na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.