Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Domingo, 13 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Falta de recursos prejudica permanência dos estudantes na universidade, diz reitor da Ufba

Rádio Metropole

Falta de recursos prejudica permanência dos estudantes na universidade, diz reitor da Ufba

Paulo Miguez concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (11)

Falta de recursos prejudica permanência dos estudantes na universidade, diz reitor da Ufba

Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress

Por: Metro1 no dia 11 de abril de 2025 às 10:05

Atualizado: no dia 11 de abril de 2025 às 10:10

Ao comentar as dificuldades enfrentadas pela Ufba, o reitor da instituição, Paulo Miguez, afirmou que um dos principais problemas gerados pela falta de recursos é a garantia da permanência dos estudantes. Em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (11), o gestor ainda criticou o lobby das universidades privadas no Congresso Nacional, que afeta diretamente a assistência às instituições públicas no Brasil.

Miguez explicou que a falta de reconhecimento das universidades federais por parte do Congresso Nacional gera mais dificuldades na gestão e manutenção da instituição educacional. "A PLOA (Projeto de Lei Orçamentária de 2025) nos garantia um aumento de recursos da volta da inflação na ordem de 5,1%, que já era absolutamente insuficiente, mas era alguma coisa. Mas, no Congresso, foi cortado", afirmou ao relacionar essa dificuldade no repasse dos recursos com o lobby de universidades privadas no país que expandem cada vez mais pelo país.

Ainda segundo o reitor, muitos estudantes dependem da Universidade para necessidades básicas. "Temos dois terços dos estudantes da universidade, e não deve ser muito diferente no conjunto das universidades brasileiras, que dependem da instituição, com a residência, transporte e assistência", afirmou durante o Jornal da Bahia no Ar.

Confira a entrevista na íntegra: