Rádio Metropole
Aos Fatos: Bruno Reis defende obras da concessão na orla e Décio Martins comenta demolição de barracas em Itapuã

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Falta de recursos prejudica permanência dos estudantes na universidade, diz reitor da Ufba
Paulo Miguez concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (11)
Foto: Fernanda Vilas Boas/Metropress
Ao comentar as dificuldades enfrentadas pela Ufba, o reitor da instituição, Paulo Miguez, afirmou que um dos principais problemas gerados pela falta de recursos é a garantia da permanência dos estudantes. Em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (11), o gestor ainda criticou o lobby das universidades privadas no Congresso Nacional, que afeta diretamente a assistência às instituições públicas no Brasil.
Miguez explicou que a falta de reconhecimento das universidades federais por parte do Congresso Nacional gera mais dificuldades na gestão e manutenção da instituição educacional. "A PLOA (Projeto de Lei Orçamentária de 2025) nos garantia um aumento de recursos da volta da inflação na ordem de 5,1%, que já era absolutamente insuficiente, mas era alguma coisa. Mas, no Congresso, foi cortado", afirmou ao relacionar essa dificuldade no repasse dos recursos com o lobby de universidades privadas no país que expandem cada vez mais pelo país.
Ainda segundo o reitor, muitos estudantes dependem da Universidade para necessidades básicas. "Temos dois terços dos estudantes da universidade, e não deve ser muito diferente no conjunto das universidades brasileiras, que dependem da instituição, com a residência, transporte e assistência", afirmou durante o Jornal da Bahia no Ar.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.