Rádio Metropole
Aos Fatos: Bruno Reis defende obras da concessão na orla e Décio Martins comenta demolição de barracas em Itapuã

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“Melasma não tem cura, tem controle”: dermatologista Duanne Freitas explica cuidados com doença
No Jornal da Metropole no Ar desta quarta-feira (9), especialista explica que o melasma vai além da aparência e exige tratamento completo e personalizado
Foto: Reprodução/YouTube
Durante o Jornal da Metropole no Ar desta quarta-feira (9), a dermatologista Duanne Freitas falou sobre o melasma, condição crônica que causa manchas na pele e afeta principalmente mulheres, mas também atinge homens, especialmente em regiões de clima quente como a Bahia. Segundo a médica, o melasma não tem cura, mas pode ser controlado com uma combinação de tratamentos, proteção solar e mudança de hábitos.
“Hoje a gente tem tecnologias laser que reduzem a mancha e podem ser associadas a cremes clareadores, protetor solar com cor e antioxidantes orais. Tudo isso ajuda no tratamento. Mas é importante lembrar que o melasma não tem cura, tem controle”, afirmou Freitas, ao reforçar a importância da rotina diária de proteção.
Ela explicou que alterações hormonais, como gravidez e uso de anticoncepcionais, são fatores de risco, mas a exposição solar continua sendo o principal gatilho. Freitas recomenda o uso diário de protetor com FPS 50 ou mais, preferencialmente com cor, para proteger também contra a luz visível, como a de telas de computadores e celulares.
“O protetor solar é, sem dúvida, o cuidado número um. Ele protege das manchas, do melasma e, principalmente, do câncer de pele, que é o tipo mais comum no mundo”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.