Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Não é qualquer um que faz”, diz Chef Laurent Rezette sobre gastronomias francesa e portuguesa

Rádio Metropole

"Não é qualquer um que faz”, diz Chef Laurent Rezette sobre gastronomias francesa e portuguesa

Laurent Rezette concedeu entrevista ao Jornal Metropole no Ar desta sexta-feira (28)

"Não é qualquer um que faz”, diz Chef Laurent Rezette sobre gastronomias francesa e portuguesa

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 28 de março de 2025 às 12:35

Atualizado: no dia 28 de março de 2025 às 13:10

O chef belga Laurent Rezette, radicado em Salvador há mais de 20 anos e reconhecido por sua atuação na alta gastronomia, é responsável pelas cozinhas dos restaurantes Chez Bernard e Cascais, na capital baiana, compartilhou detalhes sobre seu trabalho com a culinária francesa e portuguesa no Jornal da Metropole no Ar desta sexta-feira (28). Além de comandar os dois estabelecimentos, Rezette também revelou novidades para a Páscoa, incluindo ovos de chocolate feitos com cacau de origem brasileira e seu toque belga.

"Não é qualquer um que faz um croissant, né? Do mundo inteiro, você tem dez endereços em Paris que fazem um verdadeiro croissant. É só farinha e manteiga, mas é o jeito de tocar a música, sabe? De dobrar, de fermentar. Tem tudo no carinho, tem tudo numa ciência. É muito fácil fazer quando você sabe. Mas quem não sabe, vai errar sempre. Não vai ter o legítimo", afirmou o chef, explicando que a excelência na cozinha vai muito além dos ingredientes.

Rezette também contou sua relação com a culinária portuguesa, reforçando que tem uma longa história com o país. Ele revelou que viajou para Portugal para estudar o preparo de pratos tradicionais, como o bolinho de bacalhau, e trouxe técnicas diretamente de restaurantes consagrados. No Cascais, sua intenção é manter a essência portuguesa, mas com toques próprios, garantindo que a tradição e a qualidade sejam preservadas.

"Para a Páscoa, vamos lançar ovos de chocolate feitos com cacau da Fazenda Sagarana, do nosso amigo Henrique. A Bélgica é famosa pelo chocolate, mas o meu coração é do chocolate sagrado. Eu vou lá na fazenda colher o cacau, ver a fermentação, acompanhar a fabricação. Esse ano, no Festival de Chocolate, vou falar sobre essa experiência e lançar os ovos do Cascais", revelou o chef.

Confira a entrevista completa: