Rádio Metropole
Além do bacalhau: Boteco Português eleva gastronomia com combinação de tradição e inovação

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Primeiros testes com trens do VLT do Subúrbio devem começar em janeiro, revela Jerônimo Rodrigues
Previsão é que os primeiros trens cheguem em Salvador em dezembro
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues esteve nesta quarta-feira (19) em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola fabricante dos vagões, para acompanhar a revisão dos vagões comprados para o VLT do Subúrbio. Em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (20), o gestor se disse empolgado com o grau de conservação do equipamento e afirmou que o primeiro trem já deve chegar em Salvador no mês de dezembro.
Bahia adquiriu 49 composições, cada uma delas é formada por sete vagões. A compra foi feita junto ao estado do Mato Grosso, com mediação do Tribunal de Contas da União e dos Tribunais de Contas dos dois estados, além das Procuradorias Gerais da Bahia e do Mato Grosso.
“Tivemos ali um processo muito rico de acompanhamento da seriedade [da revisão e da fábrica]. O Mato Grosso tinha comprado esses trens para implantar um VLT, por motivos outros, não aconteceu. E o TCU mediou, porque nós precisamos ter esses trens e se fossemos percorrer uma licitação demoraria bastante e é possível que não tivesse naquele momento um ato de entrega de trens com o formato que precisávamos”, explicou.
O contrato de compra e venda entre o estado da Bahia e do Mato Grosso já previa essa revisão e atualização dos trens. A expectativa do governador é que em janeiro a primeira leva de trens já esteja instalado realizando, no primeiro trecho, testes de velocidade, segurança e iluminação com carga material.
“[Os trens estavam em] um grau de conservação, estavam lá fazendo manutenção quase que diariamente. Isso me animou. E o compromisso contratual é que agora no final do ano, em dezembro, chega o primeiro trem, que é um trem com sete carros, o padrão dos que nós queremos, já para fazer testes”, detalhou o governador.
Confira a entrevista:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.