Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Primeiros testes com trens do VLT do Subúrbio devem começar em janeiro, revela Jerônimo Rodrigues

Rádio Metropole

Primeiros testes com trens do VLT do Subúrbio devem começar em janeiro, revela Jerônimo Rodrigues

Previsão é que os primeiros trens cheguem em Salvador em dezembro

Primeiros testes com trens do VLT do Subúrbio devem começar em janeiro, revela Jerônimo Rodrigues

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Por: Metro1 no dia 20 de fevereiro de 2025 às 09:24

O governador Jerônimo Rodrigues esteve nesta quarta-feira (19) em Hortolândia (SP), na sede da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola fabricante dos vagões, para acompanhar a revisão dos vagões comprados para o VLT do Subúrbio. Em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (20), o gestor se disse empolgado com o grau de conservação do equipamento e afirmou que o primeiro trem já deve chegar em Salvador no mês de dezembro.

 Bahia adquiriu 49 composições, cada uma delas é formada por sete vagões. A compra foi feita junto ao estado do Mato Grosso, com mediação do Tribunal de Contas da União e dos Tribunais de Contas dos dois estados, além das Procuradorias Gerais da Bahia e do Mato Grosso. 

“Tivemos ali um processo muito rico de acompanhamento da seriedade [da revisão e da fábrica]. O Mato Grosso tinha comprado esses trens para implantar um VLT, por motivos outros, não aconteceu. E o TCU mediou, porque nós precisamos ter esses trens e se fossemos percorrer uma licitação demoraria bastante e é possível que não tivesse naquele momento um ato de entrega de trens com o formato que precisávamos”, explicou.

O contrato de compra e venda entre o estado da Bahia e do Mato Grosso já previa essa revisão e atualização dos trens. A expectativa do governador é que em janeiro a primeira leva de trens já esteja instalado realizando, no primeiro trecho, testes de velocidade, segurança e iluminação com carga material.

“[Os trens estavam em] um grau de conservação, estavam lá fazendo manutenção quase que diariamente. Isso me animou. E o compromisso contratual é que agora no final do ano, em dezembro, chega o primeiro trem, que é um trem com sete carros, o padrão dos que nós queremos, já para fazer testes”, detalhou o governador.

Confira a entrevista: