Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“A Bahia não se faz não se faz só com a Nação Iorubaiana, mas também com a Nação Cabocla”, diz Roberto Mendes

Rádio Metropole

“A Bahia não se faz não se faz só com a Nação Iorubaiana, mas também com a Nação Cabocla”, diz Roberto Mendes

O compositor e pesquisador Roberto Mendes, em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar nesta quarta-feira (19), destacou a importância do Recôncavo Baiano na formação da identidade brasileira

“A Bahia não se faz não se faz só com a Nação Iorubaiana, mas também com a Nação Cabocla”, diz Roberto Mendes

Foto: Metro1

Por: Metro1 no dia 19 de fevereiro de 2025 às 12:02

O compositor e pesquisador Roberto Mendes, em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar nesta quarta-feira (19), destacou a importância do Recôncavo Baiano na formação da identidade brasileira.

Para Mendes, há uma insensibilidade das autoridades em relação à cultura do Recôncavo. "Se o Estado entendesse que a Bahia Grande não se faz só com a Nação Iorubaiana, mas também com a Nação Cabocla, talvez começasse a ser melhor representada dentro do Brasil", afirmou. 

"O Recôncavo começa no Porto da Barra. Salvador é a ponta do Recôncavo", acrescentou. Apesar disso, "as pessoas não enxergam e acabam fazendo coisas contra esse Recôncavo, inclusive contra a própria cidade de Salvador".

O músico também ressaltou a importância da resistência cultural diante dos desafios políticos e sociais. "O Brasil tem essa coisa… porque a fome não nos causa mal. A gente vence isso com alegria, com felicidade, com fé. E é isso que vai acontecer. Vamos vencer", concluiu.