Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“Imaginação e liberdade criativa”: Aos 88 anos, Sônia Robatto encanta com nova obra

Rádio Metropole

“Imaginação e liberdade criativa”: Aos 88 anos, Sônia Robatto encanta com nova obra

Sônia Robatto concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (17)

“Imaginação e liberdade criativa”: Aos 88 anos, Sônia Robatto encanta com nova obra

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2025 às 12:24

Atualizado: no dia 17 de fevereiro de 2025 às 13:27

A escritora e dramaturga Sônia Robatto lança seu mais novo livro, "Uma Casa Mágica, o Teatro Vila Velha", primeira obra da coleção "Vila das Infâncias". Em entrevista ao Jornal Metropole no Ar desta segunda-feira (17), Robatto conta que seu livro é voltado ao público infantojuvenil e propõe um olhar lúdico sobre o icônico teatro baiano, explorando a ideia de que os personagens das peças permanecem vivos dentro do espaço, habitando sua história de forma encantada. 

"Olha, a história é um segredo que a gente quer contar pras crianças. É que os personagens que vivem as peças moram no teatro, eles ficam ali pra sempre. Então tem uma coisa mágica onde tudo aquilo que é feito no teatro se transforma em realidade, quer dizer, uma realidade mágica", afirmou a autora durante a entrevista.

Fundadora da Sociedade Teatro dos Novos, Sônia Robatto tem um papel fundamental na história teatral da Bahia. Ela explica que sua produção literária, especialmente voltada ao público infantil, reflete sua paixão por contar histórias que estimulam a imaginação e a liberdade criativa. A escritora e dramaturga também diz que, no novo livro, a narradora conduz os leitores por esse universo, resgatando a memória do Teatro Vila Velha e de seus personagens de forma lúdica e poética.

"O teatro é glorioso para mim. Eu me sinto jovem ao lado do grupo, vivendo realmente as criações que a gente quer fazer. O que a gente quer contar aos meninos de hoje é que eles sejam livres, que deem respeito às crianças e que sejam tratados com liberdade", concluiu a escritora.

Confira a entrevista completa: