Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Após desabamento, Iphan explica que não houve vistorias recentes na Igreja de São Francisco
Rádio Metropole
Após desabamento, Iphan explica que não houve vistorias recentes na Igreja de São Francisco
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional afirmou que há um projeto de restauração do espaço
Foto: Reprodução
Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. Em entrevista à Metropole, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirmou que "o dever de conservação da igreja é da ordem franciscana" e que "não existe vistoria sobre todos os imóveis tombados durante todo o tempo". Ele ainda explicou que não ocorreram vistorias recentes no local.
"A fiscalização não acontece todos os dias. Não existe vistoria sobre todos os imóveis tombados durante todo o tempo, não é de praxe. A responsabilidade, como qualquer outro bem que é tombado, é do seu proprietário. O dever de conservação da igreja é da ordem franciscana, que é proprietária desse templo. Quando um problema é detectado, somos chamados para participar, porque é ainda uma questão que envolve não só a competência de patrimônio: envolve outros setores, órgãos que também cuidam das estruturas". Questionado sobre a possilidade de evitar o desabamento, ele alega: "Não é algo aparente e visível. Foi surpresa para todos nós", acrescenta.
Segundo ele, há a previsão para entre em ação um projeto de restauração do templo em torno de de um ano e meio. "O IPHAN tem mais ou menos 80 anos contribuindo sistematicamente com Igreja de São Francisco, e neste ano especificamente contratou um projeto executivo em torno de 1 milhão e 200 mil para a restauração de toda a igreja e convento", pontua. "Nós entregamos o claustro recentemente, usando um recurso da FDD e agora contratamos com um recurso próprio o projeto de execução de restauro", relembra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.