Rádio Metropole
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Paulo Nogueira Batista Jr. critica complexo de vira-latas do brasileiro: “estão identificadas com o exterior”
Rádio Metropole
Paulo Nogueira Batista Jr. critica complexo de vira-latas do brasileiro: “estão identificadas com o exterior”
Paulo Nogueira Batista Jr. concedeu entrevista ao Jornal da Metropole no Ar nesta segunda-feira (6)
Foto: Reprodução/Youtube
Filosofia, arte, literatura e formação cultural. Essas são algumas das áreas que poucos esperam que sejam abordadas por um economista. No Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (6), o economista e escritor Paulo Nogueira Batista Jr. anunciou o lançamento do seu novo livro, ‘Estilhaços’, que faz uma fusão de áreas inicialmente citadas às suas reflexões e à dificuldade de migração de línguas. Além disso, Batista falou da sua experiência vivendo no exterior e revelou que, mesmo na inocência da sua infância, percebeu como os ambientes dominantes podem influenciar na fala e pensamento dos indivíduos.
“Meus irmãos e eu conversávamos, em determinada fase da vida, quando morávamos em Nova York e no Canadá, em inglês entre nós. Por quê? Porque a criança não quer ser diferente do seu ambiente, não quer ser vista como alguém que fala uma língua estranha, que ninguém entende”, disse Batista, apontando como os ambientes de poder podem influenciar na vida das pessoas.
Além disso, o economista declarou, referenciando Nelson Rodrigues, que “pior do que o sotaque físico é o sotaque espiritual”, que é o caso do sujeito que deseja ser estadunidense ou de outra nacionalidade, menos da sua, se afastando da oportunidade de estabelecer vínculos com a própria origem. Em outras palavras, o conhecido complexo de vira-latas. Para Paulo Nogueira Batista Jr., um dos motivos da dificuldade de desenvolvimento econômico do país é justamente esse sotaque espiritual.
“No Brasil, o povo é bom, mas as elites são ruins. São péssimas. É por isso. É porque elas estão identificadas com o exterior. [...] Você encontra mais facilmente pessoas com sotaque espiritual em São Paulo. Muito mais do que no Nordeste. Tanto que, se for citar um exemplo super conhecido, o Bolsonaro ganhou no Sul, mas perdeu no Nordeste. Graças ao Nordeste, aproveito aqui para agradecer a vocês, nós estamos livres do Bolsonaro”, finalizou o economista Paulo Nogueira Batista Jr..
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.