Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 06 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“Foi uma moeda que transformou o país”, diz ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero sobre o Plano Real

Rádio Metropole

“Foi uma moeda que transformou o país”, diz ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero sobre o Plano Real

Um dos nomes por trás do Plano Real, o ex-ministro e diplomata Rubens Ricupero acaba de lança o livro "Memórias", onde relata os bastidores do lançamento da moeda e suas experiências na diplomacia

“Foi uma moeda que transformou o país”, diz ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero sobre o Plano Real

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 25 de junho de 2024 às 09:30

Atualizado: no dia 25 de junho de 2024 às 18:14

Na próxima segunda-feira (1º), o plano real e a moeda brasileira completam 30 anos. O lançamento do plano foi um marco histórico na economia do país, que vivia um longo período de hiperinflação e precisava de uma solução para controlar os preços e estabilizar a economia interna. O historiador e diplomata brasileiro Rubens Ricupero, então ministro da Fazenda, foi um dos participantes dos bastidores dessa mudança e está lançando o livro "Memórias", onde narra em primeira pessoa o lançamento da moeda e os embates que a cercaram. Em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (25), o ex-ministro relembrou os bastidores do plano.

“Foi uma moeda que também transformou o Brasil. Antes disso, o Brasil tinha tido uma inflação crônica que quase desencadeou uma hiperinflação”, afirmou Ricupero, lembrando que o país enfrentou uma inflação acelerada durante mais de 16 anos. “As pessoas já não lembravam mais da estabilidade de preço”, pontuou.

Ricupero, que na época estava à frente do Ministério do Meio Ambiente, assumiu a Fazenda quando Fernando Henrique Cardoso deixou o ministério para se candidatar à Presidência. Mesmo não sendo economista, Ricupero assumiu o posto que o fez assinar seu nome nas primeiras cédulas impressas do real, que começaram a circular em 1º de julho de 1994. Às vésperas do lançamento da moeda, foi Rubens Ricupero que convenceu o então presidente Itamar Franco a não decretar um congelamento dos preços. Usando a diplomacia que lhe é característica, o então ministro lembrou ao presidente que o tabelamento já havia dado errado e levado à derrota de planos como o Cruzado.

Além disso, ele carrega e conta no seu livro experiências na carreira como diplomata, só na ONU ele passou quase 10 anos como subsecretário, passando por países como Vietnã, Etiópia, Tanzânia e Iêmen. “Memórias é um livro que eu escrevi numa linguagem singela, clara, em que eu procuro contar toda essa trajetória”, resumiu. O livro já foi lançado em São Paulo pela Fundação Editora Unesp e pode ser encontrado em lojas digitais como a Amazon.

Confira a entrevista: