Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Hamas tem cinco objetivos com o ataque a Israel, aponta jornalista

Rádio Metropole

Hamas tem cinco objetivos com o ataque a Israel, aponta jornalista

Em entrevista para a Metropole nesta terça-feira (10), o jornalista avaliou o conflito entre o Hamas e Israel

Hamas tem cinco objetivos com o ataque a Israel, aponta jornalista

Foto: Reprodução/Radio Metropole

Por: Metro1 no dia 10 de outubro de 2023 às 09:15

Atualizado: no dia 10 de outubro de 2023 às 10:51

Em entrevista para a Rádio Metropole nesta terça-feira (10), o jornalista Breno Altman avaliou que o Hamas tem como um de seus principais objetivos no ataque à Israel, que teve início no último sábado (7), disseminar a rebelião por todos os territórios palestinos. Durante sua participação no programa apresentado por Mário Kertész,  Breno Altaman ainda destacou outros quatro objetivos.

Rebelião 

“Um dos objetivos é disseminar a rebelião por todos os territórios palestinos. O Hamas ataca Israel, que ataca a Faixa de Gaza e todos os demais territórios entram naquilo que pode-se chamar de terceira intifada [termo utilizado para caracterizar conflitos entre palestinos e israelenses que aconteceram em 1987 e novamente nos anos 2000]. Outro objetivo é internacionalizar o conflito”; explicou o jornalista.

Apoio do Irã e do Hezbollah

Segundo Breno, com essa internacionalização, o grupo visa atrair o Hezbollah, força guerrilheira islâmica xiita. “Trazer o Hezbollah para o conflito, que é apoiado pelo Irã,um Estado xiita e assim quebrar o isolamento palestino, a fraqueza militar e criar uma situação que eles entrassem no conflito”, comentou durante a entrevista. Pode-se haver também a intenção de trazer o Irã para a cena da guerra, visto que o país tem um poderio de guerra forte e com isso poderia auxiliar a pressionar e a combater o Estado de Israel, seja de forma direta ou indireta.

Evitar alianças 

Ainda durante a entrevista, Breno destacou também que uma das finalidades com o ataque é impedir uma aproximação de três países Árabes com Israel: Arábia Saudita, Emirádos Árabes e Omã. “Eles estavam prester a fazer acordos com Israel, o que deixaria a causa palestina extremamente isolada. São essenciais no financiamento dos palestinos e do próprio Hamas”.

Comoção mundial 

Há ainda o objetivo de gerar uma comoção mundial para a situação dos palestinos. “Fazer com que a questão palestina, que estava meio marginalizada na opinião pública internacional, volte a ser um tema de grande relevância”, ressaltou. 

Até o momento, o conflito entre Israel e o Hamas já contabiliza mais de 1,7 mil mortos, de acordo com as autoridades dos dois lados. Além disso, Tel Aviv afirmou ter encontrado corpos de 1,5 mil integrantes do grupo extremista que estavam no território de Israel.

Confira a entrevista na íntegra: