Sábado, 25 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Quis mostrar que é possível gozar na maturidade", diz Mirian Goldenberg sobre novo livro

Rádio Metropole

"Quis mostrar que é possível gozar na maturidade", diz Mirian Goldenberg sobre novo livro

'A arte de gozar: Amor, sexo e tesão na maturidade' é um manifesto "pela nossa bela velhice", defendeu a antropóloga

"Quis mostrar que é possível gozar na maturidade", diz Mirian Goldenberg sobre novo livro

Foto: Reprodução/ Youtube

Por: Luciana Freire no dia 10 de março de 2023 às 13:01

Em entrevista concedida ao programa Jornal da Metropole no ar, da Rádio Metropole, nesta sexta-feira (10), a antropóloga Mirian Goldenberg revelou de forma divertida e saborosa os segredos de como gozar a maturidade. Seu mais novo livro "A arte de gozar: Amor, sexo e tesão na maturidade" é um manifesto "pela nossa bela velhice", defendeu Mirian. 

"Eu fiz o manifesto para nós falarmos das nossas vergonhas, para as pessoas escutarem isso e nós transformamos a realidade da velhice. Porque é óbvio que quando se está mais velho, se tem muitas perdas, mas se nós ficarmos escondidos vai ser pior pra nossa velhice e vai ser pior pra velhice dos outros. E então se você gosta de ir a festas e reuniões você tem que falar gente olha que eu quero ouvir você também vamos organizar essa bagunça cada um fala uma vez em vez de se excluir. Porque é essa uma forma de lutar pela sua velhice mas é lutar pela velhice de todo mundo. Eu tenho vários amigos que se sentem excluídos por que não estão ouvindo bem, porque já pode mais se movimentar tanto... Nós temos que expor isso e não ter vergonha para a sociedade mudar, respeitar, escutar os mais velhos", disse Goldenberg a Mário Kertész. 

Com base em entrevistas e pesquisas feitas com mais de 5 mil mulheres e homens, A arte de gozar percorre diferentes visões sobre amor e prazer; apresenta a revolução de saber dizer "não", contesta a ideia disseminada e preconceituosa de que o sexo seria privilégio de mulheres mais jovens. "O que eu quero com o livro é mostrar que da pra chegar na maturidade com beleza, com gozo, com prazer, saboreando cada minuto das nossas vidas", defendeu Mirian. E acrescenta: "O tesão não está só no sexo. Eu quis mostrar o que todas essas pessoas me mostraram sobre gozar a vida e exercer nosso tesão e não o foco na falta". 

Assista programa na íntegra: