
Política
Lula afirma que será "candidatíssimo" à reeleição em 2026
Durante jantar com líderes da base aliada, presidente faz balanço de seu governo e promete manter contato mais ativo com o Congresso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula fez um balanço de seu terceiro mandato durante um jantar com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados, realizado na quarta-feira (23). Durante o encontro, Lula afirmou que é "candidatíssimo" à reeleição em 2026. O evento, que durou mais de duas horas, foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, e seguiu o modelo de um jantar anterior promovido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. As informações são da Folha de S. Paulo.
Em sua fala, Lula se comprometeu a manter um contato mais ativo com o Legislativo, ressaltando que seu governo depende mais do Congresso do que o Congresso depende do Executivo. Durante mais de 30 minutos de discurso, o presidente elencou as principais realizações de seu governo e compartilhou sua visão sobre questões sociais, além de afirmar que está com a saúde em dia e será candidato à reeleição.
Lula também ouviu os 16 deputados presentes, que variavam de representantes do PSOL e PT a bancadas do PP, Republicanos e PSD. A maioria usou o momento para se apresentar e elogiar a disposição do presidente em dialogar mais com o Congresso. A fala mais incisiva foi de Hugo Motta, que defendeu a autonomia da Câmara para modificar projetos do Executivo, ao mesmo tempo em que elogiou a harmonia entre os Poderes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.