Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Redução da carga horária para 36 horas avança no Senado; mais emprego pode ser gerado

Política

Redução da carga horária para 36 horas avança no Senado; mais emprego pode ser gerado

Senadores destacam benefícios para a saúde e a geração de novos postos de trabalho

Redução da carga horária para 36 horas avança no Senado; mais emprego pode ser gerado

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 09 de abril de 2025 às 08:26

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) discutiu, nesta terça-feira (8), a proposta de emenda à Constituição que visa reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas. A medida, apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), é defendida por muitos como uma forma de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, aumentar a geração de empregos e reduzir desigualdades sociais.

A proposta prevê uma redução gradual, começando pela jornada de 40 horas, com uma diminuição anual de uma hora até atingir o limite de 36 horas. O relator da PEC, senador Rogério Carvalho (PT-SE), sugeriu emendas, incluindo a garantia de dois dias de repouso semanal e a manutenção salarial durante a transição.

Participantes do encontro ressaltaram que a redução da carga horária pode trazer benefícios como mais tempo para lazer, estudo e convivência familiar. Especialistas destacaram, ainda, a criação de novos empregos, estimada em 3 milhões de vagas, e os ganhos para a saúde mental dos trabalhadores.

A medida também recebeu apoio de representantes do Ministério do Trabalho e da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados. Eles enfatizaram a importância de uma jornada mais equilibrada, especialmente para mulheres e jovens, que são mais afetados pela sobrecarga de trabalho.