Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sábado, 19 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Embaixada dos EUA diz que só reconhece "dois sexos imutáveis" ao responder sobre visto de Erika Hilton

Política

Embaixada dos EUA diz que só reconhece "dois sexos imutáveis" ao responder sobre visto de Erika Hilton

A afirmação foi feita em resposta a um questionamento da coluna sobre a emissão de visto para a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), mulher trans, que foi identificada com o gênero masculino no documento

Embaixada dos EUA diz que só reconhece "dois sexos imutáveis" ao responder sobre visto de Erika Hilton

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2025 às 17:04

Atualizado: no dia 16 de abril de 2025 às 17:06

A Embaixada dos Estados Unidos declarou, nesta quarta-feira (16), que o país reconhece apenas “dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”.

A afirmação foi feita em resposta a um questionamento da coluna sobre a emissão de visto para a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), mulher trans, que foi identificada com o gênero masculino no documento. Os papéis apresentados por Erika durante a solicitação indicavam o gênero feminino, como também já constava em um visto anterior, concedido pela mesma embaixada.

Em nota, a assessoria da representação diplomática informou que, por questões legais, não comenta casos individuais. Contudo, citou a Ordem Executiva 14168, promulgada durante a gestão de Donald Trump, que estabelece diretrizes rígidas sobre identidade de gênero em documentos oficiais.

“Os registros de visto são confidenciais conforme a lei americana e, por política, não comentamos casos individuais. Ressaltamos também que, de acordo com a Ordem Executiva 14168, é política dos EUA reconhecer dois sexos, masculino e feminino, considerados imutáveis desde o nascimento”, afirmou a embaixada. A norma mencionada tem gerado controvérsia dentro dos próprios Estados Unidos, especialmente por limitar os formulários oficiais a apenas duas opções de sexo — desconsiderando identidades de pessoas trans e não binárias.