Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Amorim diz que Lula buscará "relação normal" com os EUA após vitória de Trump

Política

Amorim diz que Lula buscará "relação normal" com os EUA após vitória de Trump

Diplomacia brasileira avalia que o apoio declarado pelo presidente Lula a Kamala Harris não deverá impactar as relações econômicas entre os países

Amorim diz que Lula buscará "relação normal" com os EUA após vitória de Trump

Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 06 de novembro de 2024 às 17:59

O assessor de assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira (6) que o Brasil pretende manter uma "relação normal" com os Estados Unidos após a vitória de Donald Trump nas eleições americanas.

Segundo Amorim, a diplomacia brasileira avalia que o apoio declarado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Kamala Harris não deverá impactar as relações econômicas entre os dois países. O ex-chanceler ponderou, contudo, ser preciso "ver a questão ambiental" que vai ser construída, segundo ele, com o tempo.

"Vamos procurar manter uma relação normal. O exemplo que dou para todos é o que aconteceu com o presidente [George W.] Bush. Na ocasião, o Brasil condenou a guerra do Iraque, o que foi muito forte. O presidente Lula fez questão de falar condenando a guerra e mesmo assim depois nós tivemos uma relação normal. Ele mesmo visitou o Brasil duas ocasiões", afirmou Amorim. O assessor destacou a relação diplomática entre os dois países. "Sempre mantivemos uma relação saudável e importante para nós. Sempre baseada no pragmatismo", completou.