Política
Com possível saída de Múcio, Lula analisa nomes para assumir Ministério da Defesa
A principal característica que Lula busca no novo ministro é um perfil conciliador, parecido com o de José Múcio
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Com a notícia de que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, poderia deixar a pasta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando possíveis substitutos para o Ministério. Por isso, diversos nomes de Brasília estão sendo cogitados para assumir o cargo, considerando estratégia pela sua relação com as forças armadas.
De acordo com informações da CNN, os nomes mais comentados são o do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do Ministro da Justiça e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e do atual presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A principal característica que Lula busca no novo ministro é um perfil conciliador, parecido com o de Monteiro. Neste ponto, o ministro da Justiça surge como um forte candidato, visto que Lewandowski possui um histórico de diálogo e trato requintados.
A ideia de Lula seria relocar Lewandowski para a Defesa e permitir que Pacheco se estabelecesse no Ministério da Justiça, já que Lula o enxerga como um forte aliado para 2026. Há ainda a possibilidade de Pacheco assumir a Defesa e Lewandowski permanecer na pasta de Justiça.
A definição do novo ministro da Defesa é aguardada com expectativa em Brasília, tendo em vista os desafios da pasta e a importância que Lula enxerga em manter uma relação saudável com as Forças Armadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.