Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Elmar Nascimento mantém candidatura pela presidência da Câmara, mas União negocia com Hugo Motta

Política

Elmar Nascimento mantém candidatura pela presidência da Câmara, mas União negocia com Hugo Motta

Apesar de o União Brasil ter apoiado Hugo Motta e abandonado a candidatura de Elmar, ele decidiu manter sua candidatura até novas negociações com outros partidos.

Elmar Nascimento mantém candidatura pela presidência da Câmara, mas União negocia com Hugo Motta

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 31 de outubro de 2024 às 13:20

Atualizado: no dia 31 de outubro de 2024 às 13:31

O deputado Elmar Nascimento (União-BA) indicou, nesta quinta-feira (31), que vai manter sua candidatura à presidência da Câmara. A decisão foi tomada após uma reunião com  a executiva nacional do partido.

Apesar disso, o União abriu negociação com Hugo Morra (Republicanos), nome tido como o favorito na disputa e apoiado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O entendimento do União é que não tem como concorrer com Motta, uma vez que ele já tem apoio do PP e Lira (PP-AL), além de PT, PL, MDB e Podemos e PCdoB. Ao todo, ele já tem, sem contar com o União, o apoio de 316 deputados, o que seria o suficiente para ser eleito.

Ainda assim, Elmar optou por seguir como candidato até que novas negociações com outros partidos e concorrentes sejam realizadas. Embora houvesse rumores sobre uma desistência, Elmar declarou nesta quinta-feira (31) que sua candidatura à presidência da Casa permanece firme. Ele também mencionou que conversará com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Antônio Brito (PSD-BA), seus concorrentes na disputa, antes de tomar qualquer decisão.

Líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento era tido como o favorito do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), mas foi rifado por ele, seu amigo pessoal até então. Lira agora apoia Motta, que teve a candidatura oficializada na última quarta-feira (30).