Política
Elmar Nascimento mantém candidatura pela presidência da Câmara, mas União negocia com Hugo Motta
Apesar de o União Brasil ter apoiado Hugo Motta e abandonado a candidatura de Elmar, ele decidiu manter sua candidatura até novas negociações com outros partidos.
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado Elmar Nascimento (União-BA) indicou, nesta quinta-feira (31), que vai manter sua candidatura à presidência da Câmara. A decisão foi tomada após uma reunião com a executiva nacional do partido.
Apesar disso, o União abriu negociação com Hugo Morra (Republicanos), nome tido como o favorito na disputa e apoiado pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O entendimento do União é que não tem como concorrer com Motta, uma vez que ele já tem apoio do PP e Lira (PP-AL), além de PT, PL, MDB e Podemos e PCdoB. Ao todo, ele já tem, sem contar com o União, o apoio de 316 deputados, o que seria o suficiente para ser eleito.
Ainda assim, Elmar optou por seguir como candidato até que novas negociações com outros partidos e concorrentes sejam realizadas. Embora houvesse rumores sobre uma desistência, Elmar declarou nesta quinta-feira (31) que sua candidatura à presidência da Casa permanece firme. Ele também mencionou que conversará com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Antônio Brito (PSD-BA), seus concorrentes na disputa, antes de tomar qualquer decisão.
Líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento era tido como o favorito do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), mas foi rifado por ele, seu amigo pessoal até então. Lira agora apoia Motta, que teve a candidatura oficializada na última quarta-feira (30).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.