Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Dino cobra dados da AGU em pedido para liberar emendas de saúde

Política

Dino cobra dados da AGU em pedido para liberar emendas de saúde

Ministro do STF quer saber se valor citado pelo órgão é “imprescindível”

Dino cobra dados da AGU em pedido para liberar emendas de saúde

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Por: Metro1 no dia 31 de dezembro de 2024 às 07:22

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou mais informações da Advocacia-Geral da União (AGU) para poder avaliar o pedido de liberação excepcional de emendas de comissão bloqueadas pelo magistrado. Em pedido enviado ao ministro na noite desta segunda-feira (30), a AGU solicitou a liberação das emendas, em especial as destinadas à saúde. O objetivo é cumprir o piso constitucional de gastos com a área.

Para Dino, a AGU deve “comprovar objetivamente, com números” a necessidade de usar os recursos das emendas para alcançar o piso. De acordo com a AGU, a liberação das emendas seria uma medida destinada ao “estrito cumprimento do dever de garantir o mínimo constitucional em saúde” e condicionada à convalidação posterior das indicações em ata específica, com identificação dos congressistas solicitantes.

Na decisão, Dino também determinou que a AGU informe de quais Casas do Congresso vêm os empenhos das emendas de saúde e em que montante. “A fim de permitir a apreciação dos pedidos formulados, deve a AGU comprovar objetivamente, com números, que os apontados R$ 370 milhões são imprescindíveis para o alcance do piso constitucional relativo às despesas com Saúde”, afirmou o ministro.