Política
Ministros do STF aguardam novo encontro com Lula após avanço do pacote contra a Corte na Câmara
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um "pacote anti-STF"
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Em meio à ofensiva do Congresso Nacional contra o Supremo Tribunal Federal (STF), ministros da Corte aguardam um novo encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias. De acordo com a reportagem do jornal O Globo, os integrantes do STF esperam que Lula convide para uma reunião informal com os magistrados ainda neste semestre.
O jantar serviria como uma oportunidade para o presidente e os ministros discutirem os projetos que estão em tramitação e impactam diretamente o funcionamento do tribunal. Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um "pacote anti-STF" com propostas que limitam as decisões individuais de ministros da Corte e uma PEC que permite ao Congresso Nacional sustar decisões monocráticas de ministros que avancem nas competências do STF ou que tragam inovações no ordenamento jurídico.
As reuniões entre Lula e os integrantes do Supremo têm ocorrido de forma frequente desde o início do terceiro mandato do presidente – que busca manter uma relação de diálogo e institucionalidade com a cúpula do Judiciário.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.