Política
Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do Banco Central
Presidente gravou vídeo com Gabriel Galípolo e ministros
Foto: Agência Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta sexta-feira (20), o trabalho de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central (BC), em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Rui Costa (Casa Civil), Lula reafirmou que o governo respeitará a autonomia do BC, em vigor desde 2021, garantindo independência para o mandato de seus diretores e presidente.
"Eu quero que você saiba que jamais haverá da parte da Presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central", afirmou Lula. A partir de 1º de janeiro, Galípolo assumirá a presidência do BC para um mandato de quatro anos, sucedendo Roberto Campos Neto, que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e liderou a instituição no primeiro ciclo sob o regime de autonomia. O Banco Central é responsável por supervisionar o sistema financeiro e conduzir a política monetária do país.
"Hoje, nós estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil. Esse jovem chamado Galípolo está assumindo a presidência do Banco Central. Queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos do que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas", destacou o presidente da República, no início do vídeo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.