Política
Relação vai ser civilizada independente de quem vencer corrida nos EUA, diz Lula
Declaração foi feita nesta segunda-feira (22) em entrevista a agências internacionais
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (22), que a decisão de Joe Biden em desistir da candidatura à reeleição foi pessoal porque somente ele sabia das suas reais condições. O mandatário brasileiro ainda disse que as relações entre Brasil e Estados Unidos continuarão a ser "civilizadas", independentemente de quem ganhe a disputa presidencial.
À medida que o presidente Biden resolveu tomar posição, o meu papel é torcer para que eles [democratas] escolham um candidato ou uma candidata que dispute as eleições, e que vença aquele que for o melhor, aquele [em] que o povo americano for votar", disse o mandatário em entrevista a agências internacionais no Palácio da Alvorada.
Lula ainda afirmou que não é seu "papel escolher presidente dos Estados Unidos". "Então seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter", completou o mandatário.
O anúncio da desistência de Biden aconteceu neste domingo (21). Ao desistir da corrida pela reeleição, o atual presidente dos Estados Unidos ainda citou e apoiou uma candidatura de sua vice Kamala Harris.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.