Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 29 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Relação vai ser civilizada independente de quem vencer corrida nos EUA, diz Lula

Política

Relação vai ser civilizada independente de quem vencer corrida nos EUA, diz Lula

Declaração foi feita nesta segunda-feira (22) em entrevista a agências internacionais

Relação vai ser civilizada independente de quem vencer corrida nos EUA, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 23 de julho de 2024 às 09:04

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (22), que a decisão de Joe Biden em desistir da candidatura à  reeleição foi pessoal porque somente ele sabia das suas reais condições. O mandatário brasileiro ainda disse que as relações entre Brasil e Estados Unidos continuarão a ser "civilizadas", independentemente de quem ganhe a disputa presidencial.

À medida que o presidente Biden resolveu tomar posição, o meu papel é torcer para que eles [democratas] escolham um candidato ou uma candidata que dispute as eleições, e que vença aquele que for o melhor, aquele [em] que o povo americano for votar", disse o mandatário em entrevista a agências internacionais no Palácio da Alvorada.

Lula ainda afirmou que não é seu "papel escolher presidente dos Estados Unidos".  "Então seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o  Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter", completou o mandatário.

O anúncio da desistência de Biden aconteceu neste domingo (21). Ao desistir da corrida pela reeleição, o atual presidente dos Estados Unidos ainda citou e apoiou uma candidatura de sua vice Kamala Harris.