Política
Haddad se reúne com Lula nesta segunda-feira para discutir corte de gastos
Medidas devem ser apresentadas e aprovadas pelo presidente
Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil
O ministros da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (28), no Palácio da Alvorada, para discutir corte de gastos. No entendimento da pasta, as medidas são necessárias para assegurar a retomada do grau de investimento até o fim do governo de Lula, em 2026. A revisão de gastos mira um corte de R$ 30 bilhões a R$ 50 bilhões em despesas.
Haddad já havia dito a jornalistas, na última quarta-feira (23) em Washington, que “O fortalecimento do arcabouço fiscal é o remédio mais adequado para o momento que nós estamos vivendo”. A equipe econômica evitou até o momento detalhar o escopo das medidas, mas sustenta que é preciso reduzir as depesas obrigatórias. Antes das mudanças se tornarem públicas, elas ainda têm de ser apresentadas, e aprovadas, pelo presidente.
Nas rodadas de conversas anteriores com os ministros, Lula garantiu que não pretende desvincular benefícios previdenciários permanentes, como aposentadorias, das regras de reajuste do salário mínimo, que englobam a reposição da inflação e o crescimento da economia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.