Política
Toffoli pode afastar novamente Gabriela Hardt e Danilo Pereira, juízes da Lava-Jato
Ministro estaria cogitando a possibilidade de determinar o retorno do juiz Eduardo Appio para a 13ª Vara Federal de Curitiba
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) derrubar os afastamentos dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) DiasToffoli pode decidir restaurar a decisão. Ambos os juízes são ligados à operação Lava-Jato.
Segundo informações divulgadas pela colunista do jornal O Globo Bela Megale, Toffoli tem acompanhado a investigação realizada pelo Corregedoria Nacional de Justiça sobre a conduta dos magistrados e, a depender dos desdobramentos do caso, sinalizou a interlocutores que pode adotar medidas contra ambos, dentre elas restabelecer o afastamento.
Além disso, o ministro estaria cogitando a possibilidade de determinar o retorno do juiz Eduardo Appio para a 13a Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava-Jato. Um dos motivos para a decisão é que ainda existem decisões do STF que a primeira instância não cumpriu, sendo parte delas relativa a acessos a dados pedidos pelo ministro.
Danilo Pereira assumiu a Vara responsável pelos processos da Lava-Jato em Curitiba em novembro de 2023. Ele substituiu Eduardo Appio, que foi afastado do cargo em maio, depois de ser alvo de uma representação do desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.