Política
PF pede ao STF inquérito contra Nikolas Ferreira por chamar Lula de “ladrão” em evento da ONU
Deputado Federal disse em evento da ONU, em novembro de 2023, que o presidente é “um ladrão que deveria estar na prisão”
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal ( STF ) a abertura de um inquérito baseado em uma declaração do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um discurso na Cúpula Transatlântica, na sede da ONU, em novembro de 2023, o bolsonarista se referiu ao petista como “um ladrão que deveria estar na prisão”.
O Código Penal prevê que, quando suposto crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao ministério solicitar apuração. O pedido foi encaminhado no início de janeiro ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo da pasta, que substituía o então ministro, Flávio Dino.
Nesta quarta-feira (7), o delegado da PF Fabio Fajngold enviou o pedido de abertura do inquérito ao STF, ao qual cabe autorizar a investigação. Além de Lula, Nikolas atacou o STF e ativistas como o ator americano Leonardo Di Caprio. O início de uma investigação, porém, depende de o ministro Luiz Fux acolher o pedido da PF.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.