Política
Filho e esposa de deputado baiano investigado por chefiar grupo miliciano são presos em operação
Parentes de Binho Galinha também estão entre os denunciados pelo Ministério Público da Bahia
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O filho e a esposa do deputado estadual da Bahia, Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota), estão entre os presos preventivamente pela operação ‘El Patron’, deflagrada nesta quinta-feira (7), contra um grupo miliciano que atua na região de Feira de Santana. A informação foi confirmada ao Metro1 por fontes do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Kléber Cristian Escolano de Almeida e Mayana Cerqueira da Silva também foram denunciados pelo MP-BA, assim como Binho Galinha, que é apontado como o líder da organização criminosa.
Ao todo, seis pessoas foram presas preventivamente, 35 mandados de busca e apreensão cumpridos e 14 pessoas foram denunciadas - entre elas, policiais militares que seriam responsáveis por formar o "braço armado" da milícia.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou ainda o bloqueio de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 imóveis urbanos e rurais.
O grupo é acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada. As investigações revelaram que a organização realizou, em uma década, movimentações bancárias superiores a R$ 100 milhões, total transferido diretamente ao longo do tempo pelos investigados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.