
Política
CCJ da Câmara vota recurso de Glauber Braga contra cassação de mandato nesta semana
Ministros Carlos Lupi, Ricardo Lewandowski e Margareth Menezes também têm audiências no Congresso nesta semana

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve votar, nesta terça-feira (29), o recurso do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra a abertura do processo de cassação de seu mandato. A análise, adiada na semana passada, discute o recurso contra a decisão do Conselho de Ética, que recomendou a perda do mandato. O relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), já apresentou parecer pela rejeição, e a decisão final será tomada pelo plenário.
Aliados de Glauber e a bancada governista devem tentar obstruir a sessão, mas as chances de sucesso são vistas como pequenas, segundo fontes. O processo é um dos principais pontos de tensão na Câmara nesta semana, que tem a agenda reduzida devido ao feriado do Dia do Trabalhador.
Além disso, o Congresso terá audiências com ministros nesta semana. O ministro Carlos Lupi (Previdência Social) participará de duas comissões na terça-feira (29); o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) estará na Comissão de Segurança Pública, e Margareth Menezes (Cultura) participará de reunião sobre as prioridades do Ministério da Cultura e o PNCC. A oposição também cobrou explicações sobre a atuação de Menezes durante o Carnaval de 2025, quando esteve licenciada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.