Política
Em encontro com Xi Jinping, Lula diz que "ninguém vai proibir que Brasil aprimore relações" com China
Presidente do Brasil ainda afirmou que encontro foi uma demonstração de que país "não tem preconceito” nas suas relações comerciais
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em conversa com o presidente da China XI Jinping, Lula (PT) disse que “ninguém vai proibir que o Brasil aprimore suas relações” com o país asiático. O chefe de Estado encontrou o líder chinês durante uma visita à empresa de tecnologia Huawei, em Xangai, nesta sexta-feira (14).
Lula ainda afirmou que o encontro foi uma demonstração de que o Brasil “quer dizer ao mundo que não tem preconceito” nas suas relações comerciais. A Huawei foi taxada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump de fazer espionagem e o governo americano pressionou Brasília para não adotar a tecnologia 5G da empresa chinesa.
Ainda de acordo com falas de Lula, o presidente brasileiro defendeu que as relações entre os dois países precisam ir além da questão comercial e avancem para campos como ciência e tecnologia, educação e cultura. “Queremos que a relação Brasil China transcenda a questão comercial”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.