Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Deputado baiano propõe lei de reciprocidade comercial após Trump taxar produtos brasileiros

Política

Deputado baiano propõe lei de reciprocidade comercial após Trump taxar produtos brasileiros

Proposta de Félix Júnior começa a tramitar na Câmara no mesmo dia em que tarifaço imposto pelo presidente dos EUA derrubou as bolsas no mundo inteiro

Deputado baiano propõe lei de reciprocidade comercial após Trump taxar produtos brasileiros

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2025 às 11:22

Atualizado: no dia 03 de abril de 2025 às 11:27

No mesmo dia em que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a pordutos de outros países derrubol as bolas no mundo inteiro, começou a tramitar nesta quinta-feira (03), na Câmara Federal, projeto de autoria do deputado baiano Félix Mendonça (PDT) que impõe medidas de reciprocidade a países ou território aduaneiro que aplicarem tarifas ou outras restrições comerciais às exportações do país. A proposta foi apresentara em meio à decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar os produtos brasileiros em ao menos 10%. 

De acordo com o texto, as medidas compensatórias vão servir para preservar a competitividade das exportações brasileiras. Pelo texto, o governo federal será o responsável por verificar se há restrição tarifária e tomar as atitudes cabíveis, que podem ser a de elevar a alíquota de importação, revisão de concessões tarifária e a adoção de outras medidas.

"O Brasil precisa reagir frente às políticas que prejudicam seu comércio com o mercado internacional. As medidas proporcionais de reciprocidade, como as estabelecidas no projeto de lei, visam restabelecer condições justas para os produtos brasileiros no exterior, além de garantirem previsibilidade e segurança para os setores produtivos nacionais", justificou Félix, ao defender a proposta.