
Política
Quaest: 62% acham que Lula não deve disputar 2026, mas presidente venceria em qualquer cenário
No cenário estimulado (quando os nomes são citados), Lula tem 44% das intenções de voto no embate contra Bolsonaro, que aparece com 40%

Foto: Ricardo Stuckert / PR
A Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), aponta o presidente Lula com a maior intenção de votos em uma disputa presidencial. Na chamada pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são indicados aos entrevistados, o atual presidente teve 9% das intenções de votos. Logo atrás, aparecem Jair Bolsonaro (7%) e Tarcísio de Freitas (1%).
No cenário estimulado (quando os nomes são citados), Lula tem 44% das intenções de voto no embate contra Bolsonaro, que aparece com 40%. Indecisos somam 3% e brancos, nulos ou que não sabem, 13%. O petista segue à frente com pelo menos seis pontos percentuais de diferença contra todos os outros candidatos citados pela pesquisa - Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr (PSD), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União).
Apesar disso, o percentual de entrevistados que acreditam que o presidente Lula não deve se candidatar à reeleição em 2026 cresceu quando comparado às últimas edições da pesquisa. Desta vez, 62% considera que ele não deve se candidatar, 35% são a favor e 3% não se posicionaram. Em dezembro de 2024, os contrários à candidatura eram 52% e os favoráveis, 45, 3% também não responderam.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.