Política
Presidente do Olodum, João Jorge se torna chefe da Fundação Palmares
Chefia já havia sido anunciada no ano passado pela Ministra Margareth Menezes
Foto: Reprodução/Redes sociais
O presidente da banda afro Olodum, João Jorge Rodrigues, foi nomeado oficialmente como chefe da Fundação Cultural Palmares nesta terça-feira (21). O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (PT).
João Jorge é advogado, produtor cultural, além de ser um dos fundadores e presidente do Olodum Filiado ao PSB, é também Mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), também foi integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), até 2016, quando o colegiado foi extinto.
O novo chefe também já foi diretor da Fundação Gregório de Matos entre os anos de 1986 e 1998. O anúncio da nova chefia foi feito em dezembro do ano passado pela Ministra da Cultura Margareth Menezes. Na época, após o convite, João Jorge falou do novo desafio em entrevista à Rádio Metropole.
A Fundação Cultural Palmares foi fundada em 1988 como o primeiro órgão federal criado para promover, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira. Por mais de três décadas, esteve vinculada ao Ministério da Cultura, mas com a extinção da pasta, em 2019, foi subordinada ao Ministério do Turismo. Com a recriação do Ministério da Cultura, a Fundação volta a seu ministério original.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.