Política
Hilton Coelho afirma que Psol vai ao STF contra terceiro mandato de Adolfo na Alba
Deputado alega que o Psol sempre foi contra seguidas reeleições na Assembleia Legislativa
Foto: Leonardo Lima/Metropress
Único concorrente de Adolfo Menezes (PSD) na disputa pelo comando da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Hilton Coelho disse nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, que seu partido, o Psol, vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a segunda reeleição do atual presidente da Casa.
"As pessoas sabem como o Psol funciona. Não nos movemos ao sabor dos ventos. Fomos nós que em 2017 entramos com uma ação direta de inconstitucionalidade para impedir que Marcelo Nilo (ex-deputado, então no quinto mandato seguido à frente da Alba) permanecesse no cargo", destacou o parlamentar.
Conforme apurou o Metro1, Hilton já tem um texto pronto para fundamentar a ação, com base no entendimento do Supremo contrário a sucessivas reeleições de chefes do Poder Legislativo. Aliados de Adolfo Menezes, porém, apostam na demora de um julgamento definitivo na corte sobre a permanência do atual presidente da Alba no cargo.
Hoje, a recondução de mandato em uma mesma legislatura já é proibida na Câmara dos Deputados e no Senado. A sucessão Assembleia ocorre neste momento, com a expectativa de vitória fácil de Adolfo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.