Política
Após decisão de Moraes, bolsonaristas recomendam tutorial para driblar bloqueio do Telegram
Ministro do Supremo fala em multa de R$ 100 mil por dia para quem buscar subterfúgios
Foto: Marcelo Casal Jr / Agencia Brasil
Bastou circular a notícia nesta sexta-feira (18) da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) de bloqueio do Telegram para grupos bolsonaristas compartilhar tutoriais para driblar o bloqueio.
O ministro colocou em sua decisão que pessoas que tentarem driblar bloqueios do Telegram estarão sujeitas a sanções civis e criminais, além de multa diária de R$ 100 mil.
O ministro determinou que plataformas e provedores de internet suspendam o funcionamento do aplicativo em todo o Brasil. Operadoras de telefonia foram notificadas e dizem que vão cumprir a ordem até terça (22).
Tutoriais sobre como burlar o bloqueio do Telegram ficaram entre os três temas mais compartilhados no mês de janeiro em grupos e canais de extrema-direita, de acordo com pesquisa de professores das universidades federais da Bahia e Santa Catarina.
Na ordem, o ministro afirma que pessoas e empresas que utilizarem de "subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram" poderão ser punidas.
Em grupos como "Bolsonaro 2022", que tem 21,9 mil integrantes, poucos minutos após a decisão de Moraes vir a público, várias mensagens com informações sobre como burlar o bloqueio começaram a circular.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.