Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

#MetaAColher

/

Número de feminicídios cai no país, mas Brasil ainda mata 3 mulheres por dia

#MetaAColher

Número de feminicídios cai no país, mas Brasil ainda mata 3 mulheres por dia

Dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Número de feminicídios cai no país, mas Brasil ainda mata 3 mulheres por dia

Foto: Freepik

Por: Metro1 no dia 30 de junho de 2022 às 06:21

Em um ano, o número de vítimas de feminicídio — assassinato de mulheres cometido em razão do gênero — caiu 1,7% no país. A redução é apontada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública na comparação de dados entre os anos de 2020 e 2021. A análise tem como base informações das secretarias estaduais de segurança pública.

Em 2021, 1.341 mulheres morreram por serem mulheres, enquanto em 2020 o número de vítimas foi 1.354. A taxa de assassinatos por 100 mil mulheres era de 1,3 e passou a 1,2, uma queda de 1,7%. Apesar da redução os números ainda são assustadores. Pesquisadores apontam que a quantidade de crimes registrados ainda é equivalente a um feminicídio a cada 7 horas. O Brasil mata, portanto, cerca de 3 mulheres por dia. 

A queda no índice vem acompanhada do crescimento de outros tipos de violência contra mulheres: houve aumento das denúncias de lesão corporal dolosa e das chamadas de emergência para o número das polícias militares, o 190, ambas no contexto de violência doméstica, assim como aumento dos casos notificados de ameaça (vítimas mulheres). A quantidade de medidas protetivas de urgência solicitadas e concedidas também aumentou.