Quarta-feira, 26 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Desembargador aposentado provoca tumulto no STF, grita e é detido durante sessão

Justiça

Desembargador aposentado provoca tumulto no STF, grita e é detido durante sessão

Durante julgamento de Bolsonaro, desembargador aposentado é detido por desacato e promete ação contra a OAB

Desembargador aposentado provoca tumulto no STF, grita e é detido durante sessão

Foto: Reprodução/TJFTD

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2025 às 11:52

O desembargador aposentado Sebastião Coelho foi detido pela Polícia Judicial do  Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (25), após ser barrado na entrada da Primeira Turma, por desacato e ofensas ao tribunal, durante julgamento de denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Coelho, advogado de Filipe Martins, não representava nenhum dos réus da sessão. 

Ele não realizou o credenciamento necessário para o acompanhamento presencial, o que levou ao encaminhamento para a Segunda Turma, onde a sessão era transmitida por um telão.

Ao ser informado da mudança, Coelho demonstrou insatisfação e deixou o local exaltado. Gritando contra a decisão, ele afirmou: “Se for para assistir pelo telão, prefiro ver de casa, o que vou fazer agora. A denúncia é única. Não interessa que não me deixaram entrar”. O desembargador também disse que acionaria a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e chamou o presidente do Conselho, Beto Simonetti, de “omisso”.

Além disso, ele reclamou do que considerou um tratamento injusto, dizendo ter aguardado por uma hora para ser impedido de acessar a sala. Coelho também acusou o STF de falta de transparência, criticando a ausência de lugares disponíveis no plenário. Após o incidente, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou o registro de boletim de ocorrência por desacato e, posteriormente, a liberação de Coelho.