![STF rejeita recursos e mantém definição sobre posse de maconha](https://api.metro1.com.br/noticias/161448,stf-rejeita-recursos-e-mantem-definicao-sobre-posse-de-maconha-3.jpg)
Justiça
Moraes e Fux abrem caminho para revisão da Lei da Anistia no caso Rubens Paiva
Ministros se manifestaram na manhã desta sexta-feira (14)
![Moraes e Fux abrem caminho para revisão da Lei da Anistia no caso Rubens Paiva](https://api.metro1.com.br/noticias/161441,moraes-e-fux-abrem-caminho-para-revisao-da-lei-da-anistia-no-caso-rubens-paiva-3.jpg)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes e o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram nesta sexta-feira (14) para permitir o avanço da ação penal sobre a morte do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido em janeiro de 1971 após ser sequestrado durante a ditadura militar.
Moraes, relator do caso, afirmou haver dúvidas sobre a aplicação da Lei da Anistia (Lei 6.683/1979) em casos de crimes continuados, como a ocultação do cadáver de Paiva, cujo corpo nunca foi encontrado.
Moraes destacou que, embora a Lei da Anistia tenha favorecido perseguidos políticos, ela resultou em impunidade para agentes públicos que cometeram graves crimes contra a vida e a liberdade. O ministro defendeu a revisão do alcance da lei, citando exemplos de outros países que enfrentaram regimes ditatoriais e já discutiram a legitimidade de anistias que beneficiaram criminosos comuns.
O ministro Luiz Fux acompanhou o voto de Moraes, e os demais ministros têm até o dia 21 de fevereiro para se manifestar no plenário virtual.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.